top of page
BALANÇO

XI Congresso da AMA reforça sua importância e reúne prefeitos do Noroeste do Estado

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, apresentou a Política Habitacional do Estado de São Paulo, sexta-feira (1/9), no 11º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela AMA - Associação dos Municípios da Araraquarense. A apresentação do secretário, que lotou o auditório do Ipê Park Hotel, em Cedral, fez parte da cerimônia de encerramento do evento. "É importante nos aprofundarmos na questão da habitação de interesse social e discutirmos os rumos do País", disse.

 

A explanação do secretário Rodrigo foi precedida pela palestra do coordenador-executivo do Programa Estadual de Regularização Fundiária Cidade Legal, Eugênio Zuliani, e do coordenador-institucional do programa, Renato Góes. Eles falaram sobre seu funcionamento no Estado e também assinaram alguns convênios com municípios presentes no evento. O programa é vinculado à Secretaria de Estado da Habitação.

O presidente da AMA, Flávio Daniel Alves, prefeito de Potirendaba, fez um balanço muito positivo do congresso. Para ele, o evento procurou trazer alternativas e informações para os prefeitos dos municípios do Noroeste do Estado, “além de estreitar os caminhos com os governos estadual e federal.” Foram apresentadas várias experiências administrativas, além de orientações para os gestores. “O mais importante é que saímos desse congresso com uma nova visão para superar a crise que o País vem atravessando. É preciso trazer as finanças em dia e administrar com austeridade, focando nas prioridades de cada municípios”, declarou

 

Prefeitos e assessores dos 127 municípios que compõem a associação compareceram à cerimônia de abertura no Ipê Park Hotel, que também contou com autoridades dos governos federal e estadual, como o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, que apresentou as iniciativas da União para valorizar a produção nacional no mercado externo. 

 

Segundo a organização, aproximadamente cinco mil pessoas passaram pelo Ipê Park Hotel, nos três dias de Congresso. Além de Novacki, compareceram representantes dos ministérios do Turismo e da Educação, assim como a senadora Marta Suplicy e o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, que é presidente emérito da AMA. Ele destacou a importância do encontro para a troca de experiências e o debate entre os prefeitos. “É nos municípios que as coisas realmente acontecem. Aqui, nós debatemos os desafios e as soluções para as nossas cidades e para toda a região. Criamos os caminhos para oferecer serviços de qualidade e cuidar das pessoas”, afirmou.

 

O evento também contou com as presenças dos deputados Silval Malheiros (federal), Carlão Pignatari, Itamar Borges, Orlando Bolçone, Sebastião Santos, Gilmar Gimenes e Estevam Galvão (estaduais). 

bottom of page